Encontro de Direito Sindical

Palestrantes


 

ANA GEORGINA DA SILVA DIAS

Graduada em Ciências Econômicas, pela Universidade de Brasília – UnB. Trabalhou na Secretaria de Política Agrícola, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre os anos de 1998 e 2001. Ingressou nos quadros do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicas, em 2001. Inicialmente na Subseção do DIEESE na – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, onde permaneceu até o ano de 2004. Em 2005, assumiu a Subseção do DIEESE no Sindicato dos Químicos do Estado da Bahia, onde permaneceu até o início de 2007. Em março daquele ano, assumiu a supervisão técnica do Escritório Regional do DIEESE na Bahia, cargo que ainda ocupa. 

 

ÂNGELO FABIANO FARIAS DA COSTA

Presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). Ingressou no Ministério Público do Trabalho no 15º concurso. Desempenhou a função de membro auxiliar da Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público, de novembro de 2013 a maio de 2014. Foi Diretor Financeiro da ANPT no biênio 2012-2014 e vice-presidente da entidade no biênio 2014-2016. Antes de ingressar no MPT, ocupou o cargo de Analista Judiciário - Executante de Mandados da Justiça Federal na Paraíba no período de 2004 a 2009.

 

 

ANTÔNIO FERNANDES DOS SANTOS NETO

Presidente da CSB - Central dos Sindicatos Brasileiros; Presidente do Sindpd/SP - Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo e Presidente da FEITTINF - Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação.    

 

AUGUSTO CÉSAR LEITE DE CARVALHO

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidad de Castilla la Mancha, com revalidação no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco. Concluiu o Pós-Doutorado em Direitos Humanos na Universidade de Salamanca. Foi Advogado, Promotor de Justiça, Juiz do Trabalho e Desembargador Federal do Trabalho no TRT da 20ª Região.

AUGUSTO VASCONCELOS

Advogado, Professor Universitário, Mestre em Políticas Sociais e Cidadania (UCSAL), Especialista em Direito do Estado (UFBA) e Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia.

CARLA RITA BRACCHI SILVEIRA

Advogada Trabalhista, especializada nas áreas de: Direito Ambiental com ênfase em Meio Ambiente do Trabalho, Saúde do Trabalhador e Direito Material e Processual do Trabalho. Mestrado em Relações Internacionais do Trabalho; Doutoranda em Ciências Jurídicas. Presidenta da Associação Civil Ambiente Laboral Livre de Violências – ALLIVio Brasil, Sócia Fundadora da Marlon Silveira Advogados Associados, e Professora.

CARLOS FERNANDO DA SILVA FILHO

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Higiene Ocupacional pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Graduando em Direito pela Faculdade de Direito do Recife. É Auditor-Fiscal do Trabalho desde 2007. Atualmente é Presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – Sinait no terceiro mandato (biênio 2017/2020).

CEDRO SILVA 

Presidente da CUT Bahia, funcionário da Petrobras, dirigente do Sindipetro-BA e Coordenador da Agência de Economia Solidária da CUT-BA.

CEZAR BRITTO 

Advogado e escritor. Membro da Executiva da ABJD, Membro do Conselho Consultivo da ABRAT, Sócio da Cezar Britto Advogados & Associados e da ADVOCACIA OPERÁRIA. Ex-Presidente Nacional da OAB e da UALP.

CÍNZIA BARRETO DE CARVALHO

Advogada, Sócia fundadora do escritório FREITAS, BARRETO E CARVALHO ADVOCACIA E CONSULTORIA, Professora, Mestre em Direito Privado e Econômico pela UFBA, Graduada em Direito pela UCSAL, Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, especializada na área do Direito Individual, Coletivo e Processual do Trabalho. Conselheira Seccional da OAB/BA, Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/BA e Membro da Comissão Especial de Pesquisa e Pós Graduação em Direito da OAB/SP.

DANIELA MURADAS ANTUNES

Vice-presidente da Associação Latino-americana de Advogados Trabalhistas (ALAL) e Professora Associada da Faculdade de Direito da UFMG. Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito, pela UFMG, e Pós-doutorado em Sociologia do Trabalho, pelo IFCH da UNICAMP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: retrocessos sociais, direitos humanos sociais e trabalho decente.

ELISÂNGELA DOS SANTOS ARAÚJO 

Diretora Executiva da CUT Nacional. Ocupa a pasta de Formação e Educação Profissional da CONTRAFBrasil/CUT. Diretora da FETAG – BA e Diretora Estadual da CUT/BA como Secretária de Organização Sindical. Secretária Geral do DNTR CUT.

FERNANDA CALDAS GIORGI 

Advogada pela PUC Campinas, com especialização em Normas Internacionais do Trabalho pela OIT e em Direitos Humanos do Trabalho e Direito Transnacional do Trabalho pela Universidad de Castilla-La Mancha, Sócia de LBS advogados e Diretora do Instituto Lavoro.

GLADYS NOEMI DEL VALLE SOSA 

Sindicalista, Secretaria de Finanças Nacional da Associação dos Trabalhadores do Estado, paridade nacional pela Associação dos Trabalhadores do Estado na Comissão de Igualdade de Oportunidades e Tratamento da Administração Pública Nacional da Argentina. 

JEFFERSON CALAÇA

Advogado especialista em direito individual do Trabalho e Direito Sindical. Advogado do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco. Advogado do Sindicato dos Trabalhadores Urbanitários de Pernambuco. Advogado do Sindicato dos Docentes da UFPE. Advogado do Sindicato dos Docentes da UFRPE. Advogado do Sindicato dos Servidores da UFPE. Membro do Instituto Brasileiro dos Advogados.

LUIS CARLOS MORO 

Advogado Trabalhista.

MAGNO ROGÉRIO CARVALHO LAVIGNE

Presidente da União Geral dos Trabalhadores do Estado da Bahia. Presidente do Sindicato dos Condutores em Transportes Rodoviários de Cargas Próprias do Estado da Bahia. Dirigente da Executiva Nacional da União Geral dos Trabalhadores. Membro da comissão Tripartite Paritária do M trabalho emprego e renda do Estado da Bahia. Membro do Conselho de Desenvolvimento do Estado da Bahia.

MARIA OLÍVIA SANTANA

Deputada Estadual, pelo PCdoB (BA). Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Iniciou a vida política em 1988, como presidenta do Diretório Acadêmico de Pedagogia e Secretária de Educação e Cultura do Diretório Central dos Estudantes da UFBA. Foi vereadora de Salvador por 10 anos, titular da Secretaria de Educação e Cultura de Salvador, e na equipe do governador Rui Costa, dirigiu a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte.

MARIANA LAURA AMARTINO 

Advogada Trabalhista. Especialista em emprego público. Conselheira Sindical da Associação dos Trabalhadores do Estado. Pós graduada em "Deficiência em Direitos" pela Universidade de Buenos Aires. Pós graduada em "Constitucionalismo Social e Direitos Humanos Trabalhistas". Tendências Globais no Estágio Atual - "Universidade Castilla La Mancha" - Espanha.

PASCOAL CARNEIRO

Fundador da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Foi Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia de 1984 a 1986 e secretário Geral da CTB por dois Mandatos. Atualmente é Presidente da CTB / Bahia.

PETILDA VAZQUEZ

Doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP, Pós-doutorado em Ciências Sociais e Mestrado em História Social, na UFBA.

Professora de História do Direito e Hermenêutica Jurídica. Pesquisadora das áreas: Mundo do Trabalho, Responsabilidade Social e Direitos Humanos.

RENATA QUEIROZ DUTRA 

Doutora e Mestra em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília, Professora Adjunta de Legislação Social e Direito do Trabalho da UFBA (Graduação e Pós-graduação) e Analista Judiciária do Tribunal Superior do Trabalho.

ROBERTO PARAHYBA DE ARRUDA PINTO 

Ex-presidente da ABRAT.